verticis
DEIXE SEU E-MAIL PARA MAIS NOVIDADES



    Inovação: o que é e como por em prática

    Nos últimos anos temos presenciado diversas modificações tecnológicas, exigências de sustentabilidade, qualidade de vida, resolução de problemas e diferentes experiências culturais sociais, gerando mudanças constantes na economia e mercado. Para atender essas novas necessidades e manter empresas em patamar competitivo sustentável, empreendedores buscam formas diferenciadas para inovar. Mas deixo aqui uma pergunta para vocês, o que é inovar?

    Pouco se sabe sobre o real conceito da palavra inovação e muito sobre a percepção individual dos seres humanos. Por isso vamos começar do início explicando o verdadeiro significado da inovação, para que após você possa aplicar no seu dia a dia.

    O que é Inovação?

    A inovação não está atrelada apenas em novas tecnologias, criação de novos produtos ou que exija apenas investimentos altos. Os recursos financeiros variam de acordo com cada ação que será desenvolvida e implementada. Segundo o Manual de Oslo a inovação está no cerne da mudança econômica.

    A ação para ser classificada como inovadora deve possuir resultados significativos para a sua organização, isso significa que para todos os projetos de inovação devemos instituir métricas, indicadores e previsões mínimas de sucesso, com os resultados acompanhados realiza-se uma análise e então enxergamos de fato se houve inovação ou apenas uma melhoria.

    “Inovações radicais provocam grandes mudanças no mundo, enquanto inovações ‘incrementais’ preenchem continuamente o processo de mudança”. – Schumpeter.

    Ainda ficou em dúvida sobre o que pode ser considerado uma inovação? Sem problemas, vamos demonstrar alguns exemplos de inovação.

    • Inovação de Produto ou Serviço: introdução de um novo produto ou mudança qualitativa em produto existente;
    • Inovação de Processos: redução de custos, desperdícios, qualidade e agilidade através de soluções em processos.
    • Inovação Modelo de negócio e/ou modelo de receita: abertura de um novo mercado, desenvolvimento de novas fontes de suprimento de matéria-prima ou outros insumos etc.;
    • Inovação em Marketing: relacionamento com novos mercados, relacionamento com clientes, melhor entendimento da jornada dos clientes etc.;
    • Inovação Organizacional: Mudanças na organização e aquisições, layout, cultura de colaboradores, treinamentos, troca de informações e conhecimento.

    Todos devemos buscar entender melhor as relações do nosso cliente com o tipo de mercado em que atuamos, conhecer melhor sobre inovação nos dá o poder de pensar com maior estratégia, conhecer metodologias e ferramentas que auxiliam no sucesso da entrega de produtos e serviços prestados, possibilitando a contenção de riscos e a manutenção de organizações prósperas e saudáveis. Ninguém está livre de cometer erros e está tudo bem, o importante é você olhar onde foi que esse equívoco aconteceu, aprender com ele e tentar de novo!

    DEIXE SEU E-MAIL PARA MAIS NOVIDADES



      Deixe seu comentário

      Últimos Posts

      Endereço

      Rua Nunes Vieira, 304/701 – Santo Antônio, Belo Horizonte MG – CEP: 30350-120

      Endereço

      Rua Augusto de Assis, 22, sala 101 – Santa Tereza, Barbacena MG – CEP: 36201-050